Nosso Vitorioso

Nosso Vitorioso
Ayan, o guerreiro da mamãe!!!!

terça-feira, 15 de maio de 2012

Método MEDEK - Cuevas Medek Exercício

Estamos super contentes com a volta da tia Jú, (Dra. Juliana Queiroz ) que esteve viajando para participar do nível ll do Método Medek com o fisioterapeuta e idealizador do método, Ramon Cuevas. 
Como era de se esperar foi bem pesada a fisio hj com a tia Jú, o Ayan chorou do inicio ao fim. Mesmo assim parece que a resposta é imediata, essa semana ainda teremos mais dois atendimentos com o método. É que a tia Jú tava morrendo de saudades do Ayan!!! Rsrsrs. Na verdade ela quer que ele se acostume novamente com o método, pois ela ficou ausente por quase 3 semanas e, ele é claro que estranhou, mas logo, logo ele se acostuma com os mimos da tia Jú. O bom é que vamos ter uma "cartilha" que a Dra vai elaborar para fazermos os exercícios mais "leves" em casa. Já que os mais pesados ficam por conta da tia Jú.

Segue abaixo um texto explicando o método:



CME, na sigla em Cuevas Exercício Medek, é uma abordagem fisioterapêutica para crianças que sofrem evolução motora anormal do desenvolvimento causado por uma síndrome conhecida ou desconhecida não-degenerativa que afeta o Sistema Nervoso Central.

Essa terapia pode ser aplicada a crianças a partir dos 3 meses até alcançar e controlar andar independente. Porque o praticante terapia CME físico precisa para expor a criança para a influência da gravidade, através de um apoio distai progressiva, o uso desta terapia pode ser limitada pelo tamanho da criança e peso. 

Esta abordagem foi criado e desenvolvido por Ramon Cuevas, fisioterapeuta chileno, durante os anos setenta em Caracas, Venezuela. O pressuposto fundamental da Fisioterapia CME é que as crianças developmentally comprometidos necessidade de reforçar seu potencial de recuperação natural. Esta propriedade subjacente do Sistema Nervoso Central continua a impulsionar o processo de desenvolvimento, mesmo após as seqüelas são estabelecidas. 


A reação natural do "potencial de recuperação" sozinho, não pode levar a criança comprometida fora da situação de desenvolvimento motor anormal. Por isso, é crucial para iniciar a terapia do motor, ao mesmo tempo os primeiros sinais de função motora retardada aparecer.

O nível final de independência motor alcançado pela criança dependerá da seguinte:

1) O reconhecimento precoce do desenvolvimento motor de anormalidade. 
2) A existência de potencial cerebral de recuperação. 
3) A aplicação atempada de uma abordagem confiável de terapia motora. 
4) A execução constante de exercícios apropriada até conseguir o controle motor total

Extraído do Site: http://www.cuevasmedek.com

4 comentários:

  1. Que bom ver crianças e familias inteiras sendo beneficiadas por nosso método! Sou fisioterapeuta em SP e atendo utilizando a técnica de medek. Estou sempre à disposição de vcs!
    Sucesso!
    Ligia
    ligiaconte@uol.com.br
    www.fisiofeliz.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ligia, fico feliz por vc comentar o nosso blog!
      Realmente, esse foi o método que mais deu resultado no Ayan. Amo o Medek, apesar de ser estranho rsrs mas, oq importa são os resultados que por sinal são super positivos!
      Obrigada, ;)

      Excluir
  2. ola onde a Dra. Juliana Queiroz atende, ela e neuro ou fisio?

    ResponderExcluir