Nosso Vitorioso

Nosso Vitorioso
Ayan, o guerreiro da mamãe!!!!

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Icterícia

Ontem o Ayan voltou às atividades do Sarah. Não o acompanhei pois estava me sentindo muito cansada, já que no Sarah é "pauleira" (rsrsr) e ele gasta todas as suas energias lá.
Mas um fato que me chamou a atenção foi o relato da madrinha dele, quem o acompanhou, ontem foi o dia de apresentar novos integrantes a Rede Sarah. Para a minha surpresa acho que ingressaram umas 4 crianças e 3 casos com paralisia cerebral por sequela de Kernicterus ( icterícia grave, com impregnação de bilirrubina no cérebro).
Quando aconteceu com o Ayan aproximadamente 2 anos, fiz várias pesquisas pois nunca ouvira falar uma doença comum aos recém nascidos causasse uma lesão cerebral tão grave. As sequelas mais comuns dos Kernicterus é a dificuldade motora, arqueamento da cabeça para trás, deficiência auditiva entre outras. Segundo a Dra. Juliana (fisio do Ayan), a literatura mostra que essa lesão não afeta a parte cognitiva, menos mal. Mas, infelizmente ainda é uma lesão muito grave.

O fato é... Oque ta acontecendo para o aumento de casos de paralisia cerebral decorrente de icterícia!?!?! Será negligencia médica, será se alta da maternidade está acontecendo cedo de mais, ou só o banho de sol em casa já não não resolve. Sem comentar que as maternidades, em especial as particulares, fizeram da obstetrícia uma verdadeira forma de comércio! Quanto menos tempo a paciente passar, mais dinheiro a maternidade garante.
Eu tenho ciência que o Ayan não foi erro médico, ele nasceu em um tempo muito ruim, chuvoso e, nós não procuramos logo o hospital, pra completar descobrimos que ele tem uma deficiência enzimática: G6PD, que acelera a produção de bilirrubina.

Estamos preocupados com a chegada do irmãozinho do Ayan, o Yago, já que também pode ter essa deficiência enzimática. Mas estamos preparados para qualquer alteração em nosso bebê. 

Aqui fica o alerta para as novas mamães com relação à essa doença que parece inofensiva e comum mas, que se não for tratada com devida importância, como fototerapia e não somente banho de sol, pode ocasionar lesões cerebrais gravíssimas.  


Esquema de criança sem e com Icterícia Neonatal

Nenhum comentário:

Postar um comentário