Nosso Vitorioso

Nosso Vitorioso
Ayan, o guerreiro da mamãe!!!!

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Educação Especial... Aí vamos nós!!! \0/

Me preparando para escrever essa postagem passou um filme na minha cabeça! Ano passado, nesse mesmo período, estava loucamente em busca de escola para o Ayan. Meu Deus... Quantos "Não's" eu ouvi após dizer que meu filho era especial. Mas, felizmente uma única escola nos acolheu... Nos dando o prazer de sentir todas as sensações que os pais de primeira viagem sentem ao levar seus filhotes pela primeira vez na escola!!!
Ah... quantas emoções... a primeira semana... as semanas seguinte com a cuidadora... as festinhas da escola... Oh coisa boaaaaaa.

Enfim... o tempo foi passando, e por mais que a escola tentasse incluí-lo, percebi que não havia nada específico nas atividades escolares... A própria cuidadora me deu conselhos para procurar alguma coisa mais voltada para as limitações do Ayan.

Sei que podem ter mães que podem até descordar de mim e que as crianças especiais que que estarem em escolas regulares!!! Tudo bem... Ok. Mas depende muito das limitações da criança. Por exemplo o filho da minha amiga Adriana, o Gabriel, é pc e estudava na mesma escola com o Ayan (em salas diferentes devido a diferença de idades) tem plena condição de estudar em escola regular. O Gabriel se comunica oralmente... que por sinal perfeitamente e, está pronto para andar. Ótimo!!! Crianças especiais com um bom prognóstico tem mais é que frequentar uma escola regular. Mas... eu me considero uma mãe especial SUPER realista! Não me iludo que o meu filho um dia vai possuir uma coordenação motora fina. Muitas pessoas me perguntaram o porque do Ayan ir pra escola, já que ele ele é tão dependente??? O meu principal objetivo de inserir o Ayan na escola foi visando a socialização dele... e claro, o MEU DESAPEGO dele!!! Isso mesmo no fundo eu dependo muito mais dele de o que ele de mim rsrs.

Graças à Deus o meu objetivo foi alcançado. O Ayan se socializou, curtiu muito os coleguinhas, criou vínculos com a escola e principalmente com a professora Ivaneide, que foi a peça chave para a nossa "inclusão" (socialização). Mas... ainda sim eu sentia a necessidade de ter algo mais específico para ele. 

E... foi assim... como tudo na minha vida de mãe especial, fui buscar informações sobre uma escola especial, por tratar de deficientes auditivos, pra conhecer o trabalho que eles realizavam com as crianças especiais. E pra minha surpresa... AMEI!!! É O SONHO DE TODA MÃE ESPECIAL!!! Pena que é exclusivo para os deficientes auditivos, se não já iria indicar para todas as mães especiais que eu conheço rsrs.

Obs.: Para quem não sabe, o Ayan teve perda auditiva devido a sequela, faz uso de aparelho auditivo e tem boa resposta (acho que ele ouve muito melhor sem o aparelho rsrs). Escolhi essa escola até pela dificuldade da fala, uma das sequelas também!  

A escola chama-se: Instituto audio-comunicação FELIPE SMALDONE. Lá eles trabalham com a oralização e as libras, que depende da aceitação da criança para a melhor maneira de se comunicar. Também visam preparar a criança especial para que no futuro possa ser inserido na escola regular mas, ainda assim a instituição passa a funcionar como um reforço escolar, para as crianças já inserida nas escolas regulares.

Outro ponto positivo é a equipe que acompanha a criança, como o Ayan é relativamente comprometido, eles vão começar com a natação, trabalhando a psicomotricidade e o atendimento é individual. Com os progressos da criança ela será inserida na sala de aula do Instituto. 

Estamos muito felizes com mais essa conquista, hoje estive na instituição para levar os exames, que a pediatra solicita durante o processo de avaliação, e a nossa matricula já está marcada para início de Janeiro de 2015. Ou seja... A vaga é nossaaaaaaaa!!!! 

Sei que pessoas irão me criticar por acharem que eu estou segregando o meu filho, mas eu não penso assim... como eu disse... sou muito realista e ciente das limitações do meu filhos, por isso... neste momento essa é a melhor escolha que fizemos para o futuro do Ayan. Que que o meu filho se desenvolva... mesmo que seja o mínimo! Isso é muito melhor que ver o meu filho apenas fazendo "número" dentro de um sala regular! Eu fingindo que ele está aprendendo e a escola fingindo que está ensinado! 

No mais... É isso!!! Início do ano vem novidades e muitas fotinhos da nossa nova escola. Agora é se concentrar nas festas do fim do ano e no aniversário do meu reizinho que se aproxima!!!




  

2 comentários:

  1. Dan q alegria... Não ligue de alguém não entender, afinal tu és quem sabe o melhor pra ele
    Eu optei por aguardar mais um ano pela "inclusão escolar" e já sei q muita crítica vem aí, mas não ligo, esse 2015 será intensivo de terapias, incluindo intensivo no chile e se deus quiser 2016 prontos pra escola... espero até lá ter um achado desses como tu rsrs
    Parabéns, vcs merecem!!
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paloma... sinceramente, fizeste a escolha certa!!!
      Escola é consequência. A prioridade é e sempre será as terapias.
      E que bom que vcs vão pro Chile... to ansiosa pra saber dos preparativos da viagem. Quem sabe eu tbm não me animo vou tbm hehe.
      Bjos.

      Excluir